domingo, 31 de outubro de 2010

Sofrimento não combina com crescimento

Ouvi muitas vezes que a gente só cresce na dor. Discordo veementemente. Dor é só dor. O que traz evolução é a capacidade de transformar as dificuldades em oportunidades.
Para começo de papo, nem toda dificuldade é fonte de sofrimento. Alguns sentem assim, mas existem as pessoas que vencem desafios com suavidade, sem queixas, sem ruminação. Por um acaso elas teriam menos chances de evolução pessoal do que as mais sofredoras?
Alegria é para mim o sentimento mais revolucionário. É o melhor presente a oferecer ao mundo. A melhor marca ou lembrança que podemos deixar. Quando fecho os olhos em busca de respostas, peço a Deus a alegria.
Alegrar-se é estar contente. Contentar-se. Ser agradecido pelo que se é e pelo que se tem. Isso é uma tremenda evolução. Gastamos nossa vida focados no que queremos ter ou ser. Isso é fonte permanente de sofrimento. Poderíamos então supor que esse é o estímulo para o crescimento pessoal?
Os sustos, as surpresas que encontramos ao longo do caminho não foram colocados ali para nos fazer crescer. Detesto esse misticismo. Os fatos desconcertados são apenas acontecimentos. O olhar que deitamos sobre eles, a visão que absorvemos e o lugar que destinamos a eles em nossas vidas é o que faz a diferença. Podem se transformar em motivo de evolução ou de reclamação.
Escolhi esse assunto porque dei uma breve olhada para os meus últimos meses e percebi que me tornei bem menos queixosa do que era. Considerei uma grande conquista. Ainda assim lembrei da frase: "a gente só cresce na dor" tantas vezes ouvida. Na medida em que faço menos queixas, demonstro menos valorização dos revezes da vida. Por coincidência, menos atenção aos problemas sinalizam maior disponibilidade para novas realizações.
No fim dessa história, esse é apenas um desabafo! Sempre tive horror dessa perspectiva: o sofrimento como ingrediente fundamental do crescimento. Porém, nunca tive a coragem de expressar minha discordância. A reflexão de cada dia que acompanha o momento da escrita me permitiu pensar sobre o tema.
Até mais!

Amanhã, nessa hora já teremos conhecido o novo presidente do Brasil! Que ele ou ela não nos cause sofrimentos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog está simplesmente FANTÁSTICO !!!
    Adorei os textos , será sempre um prazer visitar seu blog e me deliciar com uma excelente leitura !
    beijo grande !
    Renata ( Petropolis)

    ResponderExcluir