domingo, 24 de outubro de 2010

HOJE PESEI NOVAMENTE

Hoje, com muito medo, voltei à balança. Nada aconteceu. Não emagreci e nem engordei.
Ao longo dos últimos 40 dias (tempo do blog) consegui realizar mudanças muito importantes. Fiz as pazes com o tempo. Estou muito mais calma e centrada. Sinto-me bem, recuperei ritmo de leitura, cuido da casa e da empresa sem excesso de cobranças. Magicamente o "TEM QUE" foi diminuindo e mais importante do que isso: alcancei uma clareza dos meus objetivos que me ajuda escolher com agilidade o que quero/devo ou não fazer a cada dia.
Não segui um plano alimentar e nem exercitei. Acreditei que estando mais tranquila comeria menos e de forma mais lenta. Não aconteceu, é uma expectativa irreal. Amanhã voltarei conscientemente a comer em horários marcados e selecionando os alimentos. Trocando em miúdos, estarei de dieta. Vou também procurar uma academia. Não há reflexão tão poderosa que possa sozinha produzir o resultado que me propus - emagrecer 25kg. A ação é o fundamento dessa conquista.  A força dos maus hábitos alimentares só pode ser superada com novos e bons hábitos.
Pode parecer óbvio para alguns que para emagrecer é necessário dieta e atividade física. Para mim, não. Acreditei que haveria uma intuição ou uma palavra mágica que me faria achar a comida menos atraente e naturalmente eu me desinteressaria dela. Estou corrigindo o curso das coisas. Essa é uma expectativa infantil. Meu projeto é me cuidar construindo novos hábitos.
Para atingir minhas metas na empresa relaciono e ponho em curso um conjunto de ações. Para realizar diversos projetos - mudar ou reformar a casa, a educação das filhas, uma viagem, por exemplo - também me coloco em movimento. Por que construi a fantasia que bastaria a reflexão para eu renunciar ao excesso de comida?
Resposta difícil. Mas enquanto mantive a crença, não agi. Não encarei os desafios, fiquei na zona de conforto.
Para vencer a minha obesidade terei que me convencer das vantagens de aprender a fazer diferente. Vai ser um caminho mais trabalhoso do que fantasiei. Mas estou feliz pelas constatações e mais ainda por dar conta de suportá-las.
Até mais.

4 comentários:

  1. Silvia é uma mulher corajosa.
    Amiga,está sempre presente em nossas vidas,e doando sempre o melhor de si.
    Com certeza alcançara suas metas.
    Tem tutano,sem perder a ternura e delicadeza.
    Uma bela mulher,mas um belo coração também.
    Sou privilegiado em tê-la como amiga.
    Desejo vida longa,e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  2. Silvinha,

    amei... como me fez bem ler o texto "hoje pesei novamente". talvez nao precise emagrecer 25 kg, mas preciso emagrecer minha agenda que tb ta dificil de achar ternura de pensamento e flexibilidade pra coisas simples.

    como por exemplo, porque nao dormir durante o dia em um domingo?! ah qto tempo nao faco isso... porque nao ler um romance ao inves de um paper pra analise de meus dados?! porque lavar roupa em pleno domingo e organizar a rotina da semana, se eu posso fazer organizar 1 dia de cada vez?!

    ... mas eh dificil nao consigo pensar simples, mas como vc preciso colocar como meta, mesmo que toda 2a feira eu recomece a pensar simples, mas vou faze-lo...

    no auge dos meus 43 anos tenho que ter determinacao suficiente para tao pouco... e com isso quem sabe esta ansiedade de estar sempre querendo "milimetrar" minha vida, nao me deixe com menos cabelo branco, com menos oscilacao de peso, com menos preguica de correr (como eu adoro correr, menina... mas nao acho tempo pra isso tb?!), que vida simples mas tao dificil...

    que saudade de um tempo com menos definicao de tempo...

    bjos prima

    ah e antes que me esqueca, concordo com o evandro, tu eh porreta mesmo em menina, muito inteligente... nao que eu tivesse me esquecido desta sua caracterisitica, mas quando a gente nao se dá tempo pra lembrar, fica no "file" meio que esquecido do nosso desktop ou dos meus documentos, seja la como cada um escolhe guardar seus arquivos...

    simone caldas

    ResponderExcluir
  3. maravilha. 1.000. esta é uma marca significativa. bela conquista. este é o lance: 01 conquista de cada vez. voce esta cada dia melhor. bjos

    ResponderExcluir
  4. Silvinha, continue nos presentando com seu textos, sempre de boa qualidade, e nos trazendo sempre a realidade e as coisas simples do cotidianno.

    ResponderExcluir