quinta-feira, 14 de outubro de 2010

COMER REZAR AMAR, O FILME

Finalmente fui assistir COMER REZAR AMAR. É bem fiel ao livro e isso bastou para que eu gostasse muito. Tem sido muito criticado pelos intelectuais de plantão. Mas acho a história da autora sensacional e merece ser contada seja em livro, filme, teatro.
Deu uma vontade danada de viver uma aventura semelhante. Tirar um tempo para viajar, conversar, conhecer gente, culturas diferentes e descansar.
O meu roteiro começaria pela Espanha. Conheceria Madri e depois faria um giro de 360 graus pelo País: Toledo, Salamanca, Bilbao, Barcelona, Cadiz, Valência. Ao invés de COMER eu iria CONTEMPLAR. Vejo em sonhos aquela terra com cores mágicas, as mesmas que os pintores mais célebres do mundo recriaram em suas telas. Vejo-me muitos dias ocupada em olhar, admirar, suspirar e exclamar. Ficar tonta de tanta beleza!
Não sei dar nomes para nada de artes plásticas e arquitetura. Mas sei sentir. Observar, reconhecendo que o artista criou para nos dizer alguma coisa ou simplesmente para deixar nosso caminho mais bonito.
Após a Espanha eu seguiria para o sul da França. Não iria para REZAR, gostaria de CAMINHAR. Passar por castelos medievais e imaginar como seria a vida naqueles tempos. Não tenho atração por vinhos, mas os especialistas se deleitam nessa região, então eu também provaria. Mas meu sonho mesmo é viver como andarilha por alguns dias. Imagino ver ao longe uma plantação de lavanda e correr até lá pra sentir o cheiro. Penso que a claridade desse pedaço de mundo é diferente. E, é claro, chegaria a Paris. A primeira coisa que iria procurar é um café na região central, onde as pessoas se reúnem nas manhãs de domingo para conversar sobre filosofia. Esses diálogos deram origem ao livro UM CAFÉ PARA SÓCRATES, que casualmente veio parar em minhas mãos.  Mas também caminharia, tomaria muitos cafés e não resistiria a uma compra de perfumes.
Para terminar iria DESCANSAR em um hotel bem simples, em um lugar sossegado. Nada de planejamento. Simplesmente gostar de um lugar e fincar o pé por lá.
Dormir até a hora que o olho abrir. Tomar sol da manhã. Ler romances lindos, chorando e rindo. Visitar lojinhas à tarde para descobrir lembrancinhas para minhas filhas, irmãs e amigas. Para terminar o dia em grande estilo, sentar quietinha ao lado do Fernando, ficar de mãos dadas e cochilar com a cabeça no seu ombro. Meu companheiro na viagem da vida seria meu acompanhante de honra na viagem do meu sonho.
Adorei ter coragem de expor um sonho de forma tão clara. Tente descrever sua viagem imaginária. Dá uma paz... Até parece que estive lá.
Sonhar também é ser. Espero que essas postagens, aparentemente tão desconectas, formem uma única figura, como um quebra cabeça. Essa atenção diária com meus pensamentos se transforme em cuidado com o meu corpo.
Até!

3 comentários:

  1. adorei a ideia. quando estávamos vendo ofilme fiquei quietinho fazendo mentalmente esta viagem com voce. Será maravilhoso. Eu digo será porque nós vamos fazer a viagem dos sonhos. Eu acredito que uma aventura como esta faz parte na nossa caminhada nesta existencia.bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei Silvia!!!!!!
    Seu blog ta muito bacana, cheio de coisas interessantes e inspiradoras. Agora, por exemplo, enquanto lia seu comentario sobre o filme, fiz a viagem imaginaria junto com vc.....deu maoir vontade de fazer isso de verdade! To louca pra ver esse filme, ja estar em cartaz ha um tempo, estou esperando pelo Milton se resolver, ele nao esta muito disposto a ir comigo....
    beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, adorei o seu comentário sobre o filme, estou louca pra ver e tb ler o livro por isso comecei por este, mas vou ler todos com mto carinho. Grande bj.

    ResponderExcluir