sexta-feira, 1 de outubro de 2010

30/09/2010 Não confunda amor com admiração

Esse foi um dos melhores aniversários da minha vida. Fechei os olhos várias vezes e agradeci a Deus por existir. Estive ao lado das pessoas que mais amo. Recebi várias mensagens carinhosas e abraços de amigos.
Pela manhã tive um café muito original. Sobre a mesa estavam um cartão lindo, as xícaras mais bonitas da casa, flores e uma foto da família. Ao lado, o mesmo pãozinho e café de cada dia. Tudo isto bem simples e no lugar onde deve sempre ficar: coadjuvante. O principal foi carinho, acompanhado de delicadezas, atenção e bate papo.
Isso me fez lembrar um caso. Há uns 7 anos mais ou menos eu estava começando a trabalhar com moda. Era uma atividade completamente nova e me empenhei em estudar. Buscava informações por todos os cantos, com muita ansiedade. Coincidentemente, estava acontecendo uma das primeiras edições do São Paulo Fashion Week. Assistia aos desfiles com avidez, como se ao final eu pudesse me transformar em uma nova expoente da moda brasileira. A Bruna, minha filha mais nova, estava comigo na sala. Muito inquieta, passava para lá e cá na frente da televisão. Depois veio se assentar no meu colo. Mexia a cabeça sem parar e eu não conseguia ver a tela. Chamei sua atenção e disse que estava assistindo a um programa muito importante. Ela virou-se para mim e segurou meu rosto entre suas mãos dizendo: "importante é isso..." e me deu um longo e estalado beijo.
Eu me rendi. A sabedoria da Bruna me chacoalhou. Por associação, vi que não deveria confundir amor com admiração. Compreendi que investir energia na busca de superação profissional me traria como retorno a realização social e material. Não enriqueceria a minha vida afetiva. Ter uma vida afetivamente rica era e é para mim um valor mais forte.
Essa diferenciação se tornou muito importante. Quando espero amor, empatia, aconchego, não preciso de feitos notáveis, dignos de uma contemplação externa.
Preciso transportar essa clareza para a minha relação com a comida...Espero entender, transformando em novos hábitos, que comer em excesso não me trará o bem estar que eu realmente desejo.
Até amanhã.

2 comentários:

  1. Tia,
    seu textos estão cada vez melhores !!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Silvia ... q coisa boa ...
    fico aguardando para ler seus textos todos os dias e estou adorando. Continue assim ...
    Beijooo grande e um otimo fim de semana!

    ResponderExcluir