domingo, 3 de outubro de 2010

02/10/2010 Do mundo virtual para o real

Hoje reuni meus amigos para os parabéns. Fiz uma experiência um pouco diferente em termos de comemoração. Preparei um lanche e fiquei pronta para receber a partir das 15. Não marquei hora certa de chegada, dessa forma cada um veio separadamente e pudemos conversar a sós ou em pequenos grupos. Foram encontros cheios de emoção. Foi possível saber de cada um, olhar nos olhos, ter notícias da família, e cada um dos abraços de despedida foi acompanhado da certeza que continuaremos amigos. A atenção de hoje renovou a cumplicidade de sempre.
Talvez só voltemos a encontrar em meses, mas há um conforto de saber que estaremos prontos um para o outro assim que precisarmos. Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença.
O encontro de hoje foi, em grande parte, uma consequência da iniciativa do blog. Acho que tenho conseguido transitar entre o mundo virtual e o físico de maneira muito proveitosa. Os contatos daqui têm reforçado os sentimentos e estimulado a buscar o encontro real com as pessoas. É a primeira vez que consigo ver a rede com esse potencial.
Gosto do cheiro das pessoas, de olhar nos olhos, de observar gestos e entonação. Adoro o contato físico, fico muito triste quando estou privada dele. Dessa maneira, os contatos pela internet me pareciam muito restritos. Mas, ao começar  escrever busquei meus amigos pelo telefone, redes sociais ou email, para compartilhar as reflexões. O retorno que tive me tirou da inércia, tomei a iniciativa de reunir para matar as saudades. Poderia ter ficado só no telefonema de parabéns, mas os contatos pelo blog foram suficientemente fortes para gerar o desejo e a ação física do encontro.
Minhas esperanças estão renovadas. Quem sabe a rede possa vir a ser para a sociedade um meio de desenvolvimento da compaixão e do bom exercício da cidadania? Essa comunicação tão fluida e democrática possa ser um estímulo para a mobilização e para ações concretas na busca da realização coletiva. 
Se é possível para um, é para todos.
Até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário