quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Emagrecer os pensamentos

Esse teu corpo é um fardo.
É uma grande montanha abafando-te.
Não te deixando sentir o vento livre
Do infinito.
Quebra teu corpo em cavernas
Para dentro de ti rugir
A força livre do ar.
Destroi mais essa prisão de pedra.
Faze-te recepo.
Âmbito.
Espaço.
Amplia-te.
Sê o grande sopro
Que circula...

Cecília Meireles, Cânticos

Quando leio esse poema consigo voltar para mim. Ele é uma espécie de passaporte para entrada em um estado de consciência diferente.
Preciso emagrecer e desfazer o fardo dos conceitos que se agruparam ao longo da estrada e se tornaram minhas verdades.
O ato de escrever diariamente é uma tentativa de abrir em cavernas e deixar rugir os novos ventos.
O meu interesse por novidades se manifestou muito cedo. Aprendi na infância um pouquinho de bordado, pintura, violão, clarinete, dança, datilografia (é, fiz curso de datilografia, 3 vezes e não consegui aprender), teatro. Fui catequista aos 14 anos. Líder de gincanas. Por causa desse gosto variado e uma dedicação curta a cada uma das atividades, ganhei o apelido de "senhor do bom princípio", uma alusão ao "Senhor do Bonfim".
Está claro que sou de uma família católica e embora eu não pratique, me considero uma. Como tal, a culpa é um sentimento recorrente. Ficava muito perturbada quando ouvia que Jesus morreu por nossa culpa...
O apelido me causava constrangimento. Hoje ainda deixo de fazer coisas que gostaria e poderia porque temo não terminá-las. Adio a yoga, o curso de cerâmica, a oficina de literatura, por medo da culpa de parar no meio do caminho. Como se fosse um voto perpétuo a dedicação a um simples gosto.
Pequenos prazeres que poderiam me trazer bem estar e alegria vão ficando para quando eu tiver tempo. Um tempo que não existirá porque surgirão novas obrigações.
O peso do apelido retorna na forma de uma censura ao gosto de fazer coisas novas e se materializa no peso do corpo.
Sei que não estou sozinha nessa estrada. Mas como escrevi no começo, cada obesidade é uma. A minha está sendo desconstruida.
A propósito, estou escrevendo fielmente há 35 dias!
Até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário