sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PALAVRAS LEVES

Já fiz muito ditado. A professora escolhia palavras, pronunciava devagar e a turma escrevia. O objetivo era treinar a ortografia. Quanto mais acertos, maior a nota em Língua Portuguesa.
Como já alcancei uma etapa da vida em que as notas não são tão importantes, vou experimentar o meu próprio ditado. Eis aqui a  minha coleção de palavras mágicas:
Agradecida. Fé. Meio. Equilíbrio. Generosidade. Tenacidade. Viagem.
Bondade. Trabalho. Palavra.Família
Pele. Respiração. Pensar. Esquecer.
Luz.
Lembrei agora da minha sogra. Ela tem 76 anos, é lúcida, inteligente e sorridente. Ela é uma daquelas pessoas que têm motivos de sobra para se julgar infeliz. Mas abdicou do papel de vítima e sorri. A vida lhe devolve esse gesto com muitas amizades sinceras e devotadas.
Depois de conviver alguns dias com ela, descobri que usa poucas palavras. Mas aquelas que escolheu permitem que se manifeste e marque presença.
Para tudo que é positivo e agradável ela usa os adjetivos SUAVE ou DELICADO.
Para o que não agrada, ela simplesmente define como GROSSO.
Eu preciso de muitas palavras para me comunicar.
Uso exageradamente os superlativos, gosto de C O M P L E X I D A D E, intensidade, paixões, tensão.
Pago o preço. Nesse instante, quero olhar a lua e simplemente dizer: que visão agradável.
Isso é leveza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário