segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Viver em paz e carinhosamente

Hoje o dia foi tenso. Revivi a apreensão do vestibular ao lado da minha filha Julia, que fez as provas do ENEM. Agora estamos sentindo juntos a expectativa do resultado.
Nos fins de semana sempre dedicamos nosso tempo para conviver. Eu, Fernando, Julia e Bruna formamos um quarteto bem afinado. Fazemos as tarefas da casa juntos e depois reunimos na sala para rir, contar caso, ouvir uns aos outros. Nada de família de comercial de margarina. Temos conflitos de interesse e outros  problemas, como todos. Mas, aprendemos a dialogar e dessa maneira não deixamos o mal estar ficar muito tempo entre nós.
Sei que esse bem estar familiar foi construido, dia após dia, com ensaios, erros e acertos. Já tivemos "quebra-pau" e chineladas, mas prevaleceu o perdão e o desejo de acertar. O tempo nos aproximou, refinou nossa empatia e o desejo de um é vivido por todos.
Agradeço a Deus esse presente. Quando fecho os olhos para meditar penso que viver em paz e carinhosamente com as pessoas mais próximas é a melhor religião. Temos a oportunidade diária de exercitar a caridade, o perdão, a obediência, a superação. É nosso jeito de contribuir para fazer um mundo bom para todos. Os valores que construimos dentro da nossa casa não ficam restritos a nós. Intencionalmente ou não levamos um pouco desses sentimentos para quem encontramos e acolhemos os que querem partilhar conosco esse afeto.
Estou no quarto com as duas meninas dormindo. Tentei consolar a Julia que achou que não foi bem na prova. Aquilo que parecia tão desolador se abrandou pelo carinho e certeza de que temos uns aos outros para dividir as delícias e as dores.
Partilho esse momento de carinho com aqueles que por aqui passarem.
Até amanhã

Um comentário:

  1. Familia é o bem mais precioso que temos; as pessoas precisam aprender a valorizar mais as familia e os momentos pois com certeza é isso que fica são eles a quem podemos recorrer e nos achegar quando precisamos. Se nao podemos contar com nossas familias em situações assim ... fica bem dificil viver ...

    Senti falta q ontem nao teve texto.
    Beijoooo

    ResponderExcluir