quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O tempo do não fazer

Descobri um novo benefício de escrever diariamente. Nos minutos que antecedem a ação propriamente dita, um pequeno intervalo antes de começar a digitar, tenho um branco total. Todas as idéias fogem, há uma desconexão absoluta com o mundo real. Fico sem assunto, sem objetivo, sem rumo para a prosa. Tendo a coragem de começar, sigo o caminho. Dou pequenas paradas, volto quando percebo que perdi o fio, depois me envolvo tanto que não quero parar. Começo a pensar nos próximos posts.
A fuga das idéias e dos argumentos me aborrecia. Muitas vezes, já tinha pensado sobre um tema, avaliado a contribuição dele para os meus objetivos e simplesmente, não relembrava. Hoje anoto algumas palavras chave em papeizinhos e vou guardando. Criei um arquivo e dei o nome de prateleira de idéias. Salvo lá aquelas que continuo achando merecedoras de uma reflexão mais profunda, descarto outras. Mas, comecei a curtir o momento de esvaziamento mental. Acredito que esse tempo tenha uma relação direta com a superação da ansiedade.
Lembrei que muitas práticas meditativas consistem nesse esvaziamento da mente. Então, tenho aproveitado  mais e o melhor que posso desse instante de cabeça limpa.
Às vezes, quando tenho a intenção de conseguir esse desligamento, custo a fazê-lo. Começo a falar comigo:
 _ A partir desse momento, vou temporariamente me desocupar de todos os pensamentos...
Um certo ser rebelde responde:
_ Preciso fazer compras e arrumar os armários. Ah! tenho que viajar na semana que vem. Mas se tiver chuva? Preciso chamar o pedreiro para consertar o telhado. Se conseguir que venha, deveria chamar um jardineiro também, a grama está alta...
Volto a tentar:
_Meus pés estão relaxados, minhas pernas estão relaxadas...
Antes de chegar a relaxar a barriga, tenho mais umas duas fugas. A maior parte das vezes me refugio na lista de compromissos. Com delicadeza, insisto, até me entregar completamente ao estado de paz.
Poderia dizer que o produto das reflexões são importantes. Mas, o tempo do não fazer, do não pensar, do não planejar, tem contribuido enormemente para eu desenvolver as habilidades necessárias para comer como uma pessoa sem excesso de peso e pensar diferentemente para livrar definitivamente da depressão.
Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário