segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O melhor presente de Natal

Meu marido perguntou-me se ainda fico emocionada com a comemoração do Natal. Sem hesitar respondi que não. Vejo muita correria, compulsão, exagero na comida, bebida e consumo. A brincadeira de amigo oculto se tornou tão tradicional e sem graça... Quase uma obrigação. Acho artificial reservar para uma data específica as manifestações de carinho. Com o tempo fui desgostando dessa celebração, vejo os objetivos comerciais se sobreporem ao espírito de cristandade.
Pode parecer utopia ou até infantilidade, mas tento ter o Natal todos os dias. Se é uma data para manifestação de afeto, alegria e generosidade, espero que isso aconteça o ano todo, mesmo no meio das dificuldades, dos desafios da vida material e dos conflitos.
Mas, pensando bem, vai chegando perto do 25 de dezembro a saudade dos irmãos vai crescendo, só de saber que estou prestes a reencontrá-los. Começo a lembrar de tantos motivos para agradecer a Deus, à família e aos amigos e, sem saber como explicar, surge uma vontade enorme de festejar. Então, é Natal e isso basta para ter alegria.
Parto para as compras, lista de presentinhos nas mãos e a vontade de expressar gratidão pelo ano de convivência e pelas delicadezas recebidas. Ela sempre cresce quando começo a comprar, vou lembrando da vizinha prestativa, da esposa do sobrinho, do cunhado... Quando acordo, minha humilde relação de candidatos à lembrança de Natal triplicou.
Mas esse ano tem gente nova no começo da lista: EU. O melhor e o primeiro presente de Natal de 2010 será para mim. Farei questão de me entregar, com emoção e entonação. Ainda procuro um objeto que possa representar bem, ou pelo menos, um pouquinho bem as conquistas que desejo celebrar nesse fim de ano. Foi um senhor ano. Como aprendi! Foi cheio de lutas, mas elas foram tão mais leves. Abri mão de expectativas, de raivas, de impaciências, de precipitações e por isso acho que não devo abrir mão do meu melhor presente de Natal.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário