domingo, 5 de dezembro de 2010

No meio do caminho havia uma pedra

Sabe aquela visão de uma pedra imensa lá no meio da sua estrada? Eu encontrei uma. A obesidade, que me acompanha há 10 anos, é quase uma montanha.
Resolvi desabafar! Fico perturbada ao ver que consigo resolver situações, aparentemente, muito mais complexas, enquanto o excesso de peso está há tanto tempo me incomodando. Pior, está prejudicando de forma geral a minha saúde. Sou responsável, estudiosa, empenhada, uma profissional incansável, mãe permanentemente atenta. Mas... (esse "mas" no caso da obesidade tem um peso muito maior) não consegui, até esse momento, seguir um plano de emagrecimento.
É estranho ter uma clareza tão profunda da situação e não ter a ação necessária para resolver. Frustrante também!
Não estou me rendendo! Acho que nunca o farei. É uma constatatação e eu seguirei firme e forte no propósito de emagrecer.
Falar de decepções para mim não é problema. Se silenciar, elas não vão sumir. Então, prefiro olhar nos olhos de cada uma e dizer: "você é uma grande adversária, mas não é uma inimiga. Se veio para mim, posso dar conta de você. Então, ficarei mais preparada para outros desafios". Parece muito teórico? Sugestão de livro de auto-ajuda? Pode ser, mas com essa fé superei grandes adversidades.
Esperava renunciar mais facilmente à comida e emagrecer lenta e gradualmente ao longo do ano. Estou perto de completar 3 meses de posts diários. Criei hábitos novos, estou muito mais centrada, feliz, bem humorada e tolerente. Porém, eliminei menos da metade dos kilos planejados. Tudo bem que é só comer com racionalidade e fazer atividades físicas, basicamente. Mas vá entender porque não dou conta de fazer isso? Já fiz regimes com remédio, mas essa não é a minha proposta atual, também não critico quem fez essa opção. Quando tive a idéia de escrever e postar, fiz um acordo comigo de rever as crenças que estão dando a sustentação para os maus hábitos.
Se estou desconfortável com o excesso de peso, por que não faço o que deve ser feito para eliminá-los? Acredito que encontrar a resposta para essa questão é uma boa e D E F I N I T I V A estratégia de superação. Não quero apenas emagrecer. Quero ser, a partir do emagrecimento, uma pessoa que encontrou seu peso ideal. Viver bem e ter uma atitude tranquila com o ato de alimentar.
Já emagreci e voltei a engordar. Não quero essa repetição.
A pedra é grande, estou tendo que pegar desvios para continuar seguindo a viagem. Mas insisto. "Não há bem que sempre dure e nem mal que seja para sempre".
Vou precisar de ajuda para remover a grande pedra da minha estrada. Estou disposta a buscar.
Hoje pesei novamente e a balança me contrariou. Tive 600kg acima da última pesagem.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário