quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Começando

Hoje, estou dando início a uma aventura sonhada há muitos anos e adiada, por inibição, pelo mesmo tempo.
Estou começando a escrever...
Fiquei muito inspirada pelas histórias de Julia and Julie, contadas no filme de mesmo nome. (Vou contar como vi o filme mais adiante). Então, criei coragem, deixei de lado o medo do clichê e estou aqui. Hesitando, com muitas censuras, mas disposta a vencer esses sentimentos por amor às histórias.
A idéia é a seguinte: estou me propondo a escrever diariamente, durante um ano, para viver o prazer de pensar, sentir, dar asas a tantas idéias e palavras que nascem todos os dias e que até hoje eu descuidei e deixei morrer. Acho que as palavras mortas, ignoradas, deixadas ao acaso se transformaram em tristeza, obesidade e depressão.
Então, surgiu o tema. Sem ensaio, pesquisa ou preocupação com o alcance, escolhi contar sobre como depressão e obesidade se instalaram na minha vida. Ao longo dessa jornada de um ano espero me tratar, emagrecer e quem sabe diminuir ou eliminar medicamentos para a depressão.
Vou postar essa história para partilhar com meus amigos e conhecer pessoas que vivam experiências semelhantes e queiram conversar sobre o assunto.
Tenho um tema, um roteiro e um desejo de viver essa experiência como uma aventura. Espero por surpresas ao longo do caminho. Isso me deixa com um frio gostoso na barriga, aquele que aparece antes das viagens e dos encontros especiais.
Espero misturar esses ingredientes com impressões sobre os filmes e livros que for lendo nesse período. Amo cinema e literatura.
Às vezes acho que não há mais nada para se escrever. O mercado editorial multiplica temas, promove releituras, repetições e isso tudo vai gerando um excesso de informação muitas vezes cansativa. Sem falar na internet...
Mas penso também que cada história é única e quem a vive pode contar e dividir seus encantos, porque haverá sempre alguém com quem partilhar. Essa carta sem destinatário fixo é acolhida e acolhe. Leva conforto, prazer, reflexão, inquietação, criação, unindo quem escreve e quem lê.
Todo dia ouço que a obesidade se tornou um problema de saúde pública. Acho muito desagradável...
Vivo essa história como um dilema pessoal, ligado às minhas questões existenciais, aos valores que aprendi a cultivar. Nenhuma obesidade é igual à outra. Espero, ao escrever, dar o nome e o destino certo para os incômodos que me fazem recorrer à comida.
Comecei! Estou me sentindo vitoriosa! Amanhã conto como o filme me estimulou...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. escrever é uma ótima forma de se conhecer, principalmente porque passamos a questionar quem somos, o que achamos, o que sentimos, o que pensamos e como julgamos certos atos ou acontecimentos. Lembre-se: suas palavras têm poder e aqui elas estão eternizadas. E não pense que são só para mudar a sua vida... elas impactam mais pessoas do que voce imagina... Continue assim!

    ResponderExcluir