sábado, 25 de setembro de 2010

25/09/2010 Divirta-se com Hair Spray

Essa semana assisti Hair Spray, o filme vai direto ao tema da obesidade, não faz rodeios quanto às diferenças de tratamento e, por consequência de oportunidades, entre gordos e magros. Mas é divertido, dançante, alegre e com final feliz. Tem um elenco de primeira. Vale a pena ser visto numa tarde de domingo, mais para divertir do que para refletir.

Mais uma vez lembro que meus comentários são completamente despretenciosos. Não tenho formação para criticar, apenas gosto de histórias bem representadas. Entre a diversão e a emoção vou colhendo impressões e estou partilhando-as aqui.
Amei encontrar no filme um casal tão inpirador, interpretado por Jonh Travolta e Christopher Walken. Eles são apaixonados e apaixonantes. Há uma cena lindinha dos dois dançando, se olhando, se acariciando cheios de sedução. A cena me deu a  coragem necessária para abordar um tema tabu.
A obesidade determina o fim da sensualidade? Depende do quanto a visão externa sobre o assunto é capaz de bombardear a nossa auto estima. O mercado editorial, o cinema, a televisão veêm a sensualidade como um atributo unicamente físico, assim estar gordo é sinal de pertencer a um clube de assexuados.
Morro de rir dessa visão. Porque há casais maaaaagros que apenas se suportam e provavelmente desconhecem qualquer forma de prazer compartilhado. Nas fotografias aparecem como "a" encarnação da sensualidade.  Não estou desprezando o sofrimento que isso possa lhes causar, estou debochando da superficialidade, da crença equivocada que basta ser enxuto para ser desejável.
Vai aí um depoimento bombástico para quem se deixa escravizar pelo culto à forma física. Eu e o Fernando estamos juntos há 23 anos. Construimos uma linda história de amor. Passamos períodos muito apaixonados, outros menos, às vezes estamos mais românticos, noutras menos e passamos também alguns períodos bem práticos, porém, nunca ficamos indiferentes. O tempo nos tornou mais atraentes um para o outro. A cumplicidade, a intimidade, o conhecimento dos nossos corpos, gostos e limites causa um encantamento que transcende meu problema de excesso de peso.
Tenho certeza que ele quer que eu emagreça, afinal presencia a minha tristeza e preocupação com as dores na coluna e no joelho que estão limitando minha mobilidade. Porém a sensualidade é para nós um conjunto de coisas, não depende apenas da forma física, por isso "o nosso amor a gente inventa" (cazuza). Assim como em Hair Spray, superamos limites.
Mudando de assunto, desde que comecei a escrever parei de ler...
Incoerência total. É que ainda não consegui distribuir bem o meu tempo.
Hoje vou começar a releitura de A cabala do dinheiro. Um tira gosto para entender o motivo da minha escolha:
"De três maneiras é um homem conhecido: por seu copo, por seu bolso, porsua ira".
Inspirado nesse ditado judaico o autor Nilton Bonder escreveu a trilogia A CABALA DA COMIDA, A CABALA DO DINHEIRO  e a CABALA DA INVEJA. Não sabia que o autor era uma pessoa tão interessante. Hoje encontrei seu site e fiquei mais animada com a leitura.
www.niltonbonder.com/ 

Por hoje é só. Até mais!



Essa é a foto do musical Hair Spray encenado no Brasil. Olha que fofo que está o Edson Celulari (vestido pink) na pele da Edna...


Um comentário:

  1. Adoooorei!
    Vou pegar o filme para assistir e vou veirificar se ainda tem o show na broadway; a proposito vcs estao pensando/programando de vir a NY?
    Tem alguma data em vista?
    Quem sabe nao assistimos juntas o hairspray na broadway ... imagina vai ser chique no ultimoooo ... rsrsrsrs
    Beijoooo

    ResponderExcluir