quarta-feira, 29 de setembro de 2010

28/09/2010 BANQUETE DO AMOR

Hoje voltei à locadora e o filme Banquete do Amor estava bem à vista. Lembrei de uma cena que me sensibilizou bastante e serve para ilustrar o meu entendimento sobre a depressão. Comecei a partilhar com vocês esse assunto. Não pretendo me estender, mas é parte da minha história e a forma como lido com esse dilema pode ser útil.
Voltemos à cena: depois de viver uma grande decepção amorosa um personagem, não me lembro o nome, sente-se tão abatido, amargurado, dolorido, então vai à cozinha de sua casa e faz um corte na própria mão. Ao ser socorrido pelo atencioso vizinho (Morgan Freeman) ele diz que sua dor da alma era tão intensa que queria descobrir se haveria uma dor física que pudesse ser comparada.  Quando assisti, também estava sofrendo dessa dor na alma, por isso não esqueci a cena. Quando relembro fico emotiva.
Dor na alma é a definição mais clara que encontrei para depressão. Começa fininha, intermitente, vai crescendo, inundando, paralisando. Quando não me cuido ela assola. Ocupa o dia com pensamentos nefastos e a noite com a insônia.
Tratamento correto, a vida volta a ter a ter cor, cheiro, sabor e textura. Há momentos tristes, decepções, dúvidas, irritação, mas tudo suportável e na medida certa para contratar com alegria, surpresa, esperança, enfim, bem estar.
Durante o primeiro ano de tratamento com medicamentos antidepressivos engordei 20 kg. Foi o período que deixei de ter um sobrepeso e passei a ser tecnicamente obesa (lembrando a tal tabelinha do IMC). Tenho motivos para crer que, no meu caso, há uma relação direta entre as duas situações.
Atualmente estou muito bem. Há mais de um ano não tenho sintomas depressivos. Uso medicamento e não faço atividade física como é recomendado por 20 entre cada 10 profissionais que converso.
O capítulo da depressão acabou. Por enquanto não há mais o que falar e espero continuar não tendo ao longo desse ano.
Completei duas semanas inteirinhas postando diariamente! Estou muito feliz e esse sentimento se expande me dando a certeza que sou capaz de persistir também em outros objetivos.
Até amanhã!

2 comentários:

  1. ESTOU ORGULHOSA DE VC!!!
    TEMOS COMO TAREFA NOS AGARRAR AOS PENSAMENTOS DAQUILO QUE DESEJAMOS.
    PARTILHAR EM ESCRITO DEMONSTRA HUMILDADE,TRANSPARENCIA E "RESPEITO"(TRATAR A TODOS COMO PESSOAS IMPORTANTES).
    SEU COMPROMETIMENTO NAS SUAS ESCOLHAS E MAIOR QUE SUA PERSISTENCIA.
    A VIDA AGORA E REFLEXO DE NOSSOS PENSAMENTOS PASSADOS. ENTAO .........ESQUEÇA RESSENTIMENTOS,
    E MAUS LEMBRANÇAS! CHEGA PASSAR UMA VEZ..
    VC TEM MIL MOTIVOS PARA SORRIR....E VIVER GRANDES EMOÇOES... ADORO VC! BJS MARA

    ResponderExcluir
  2. o seu blog esta cada dia melhor. Falar das fraquezas abertamente necessita de uma dose generosa de coragem e vontade de viver. A força de seu pensamento a cada dia se revela com maior clareza, basta ver como os filmes, livros, reportagens, etc, aparecem na sua vida. Bjos mil

    ResponderExcluir