sábado, 18 de setembro de 2010

17 de setembro de 2010

Tudo conspira contra!
Tomada a decisão de escrever, emagrecer, refletir... Surgiram vários obstáculos. Eu estava tão zen quando decidi e agora tão colada à vida real, às necessidades materiais, aos apelos da vida prática. É um convite sedutor à desistência. Mas estou aqui, resistindo, tentando e atenta a uma força inominável que me convida a retornar.
Os testes que a vida me apresenta são uma oportunidade de fortalecer o músculo da vontade. Embora estejamos no dia 18, ainda não encerrei meu expediente do dia 17, portanto, sinto-me completamente à vontade.
Hoje, cumpri o protocolo de me pesar, mas acho o meu peso inconfessável. Preciso de mais tempo e coragem.
Há poucos dias a candidata a presidência da república Marina Silva pediu desculpas publicamente à adversária Dilma Roussef por ter falado, em uma entrevista, que a rival tinha “alguns quilos a mais” do que ela.
Por favor, me expliquem o motivo para se desculpar... Qual a ofensa? Declarar que a outra tem uns quilos a mais é uma ofensa? E por um acaso, ter uns quilos a menos é virtude?
Sou uma mulher batalhadora, boa mãe, companheira, profissional bem formada, cidadã consciente... O peso a mais me torna uma pessoa menos qualificada? Por um acaso o pedido de desculpas da presidenciável desnuda essa visão?
Infelizmente, acho que sim. O meu constrangimento de revelar meu peso indica que internalizei a censura ao excesso de peso. Mas às vezes até me divirto com isso. Confundir magreza com valor é uma miopia hilária. Quantas pessoas desinteressantes há por aí, literalmente, pessoas sem peso: nada de interessante, de humor, de afeto, de sensibilidade... São magras. E esse adjetivo indica a pertinência a um universo paralelo.
Não me sinto confortável com o excesso de peso, mas não posso concordar que magreza seja um valor absoluto.
Emagrecer para mim significa recuperar a mobilidade, o fôlego e a flexibilidade.
Pra começo de conversa, o excesso de peso não me faz sentir uma cidadã de segunda classe.
Vou parar por aqui, revelando apenas que pretendo eliminar 25Kg ao longo de um ano. Ainda assim estarei acima do peso “ideal”, mas meu objetivo é mobilidade, fôlego e flexibilidade.
Ainda falarei sobre JULIA AND JULIE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário