terça-feira, 15 de março de 2011

COLCHA DE RETALHOS

Ando filosofando à repeito de tudo. Se bato o olho e sinto um cutucão, as perguntas nascem e se multiplicam. Quase nunca chego a uma conclusão, apenas escolho algumas idéias que parecem ter mais sentido, guardo e fico esperando aquilo se reapresentar.
Percebi, assim que comecei a fazer o blog, que tenho muita dificuldade para fazer escolhas. Fiz um post sobre o assunto, mas ao longo do tempo é possível perceber, pelo que escrevi, a permanência desse dilema.
Estabelecer uma meta é tarefa trabalhosa por demais. Costumo lidar com os objetivos em listas e sentir-me realizada em diversos campos ao mesmo tempo.
Há muitos anos assisti "COLCHA DE RETALHOS", um filme sobre mulheres que se reúnem para fazer artesanato. Enquanto trabalham vão dialogando com sensibilidade e desnudando para nós, os expectadores, a multifacetada alma feminina. Não lembro quem é o diretor nem as atrizes, mas quem tiver disponibilidade para pesquisar e gostar de filmes com bons diálogos vai gostar.
O que lembro mesmo do filme é que desde então escolhi a colcha de retalhos como a metáfora do meu estado de felicidade. Às vezes quero fazer uns encaixes muito difíceis, coisa do tipo: uma boa farra de carnaval com leitura e meditação, esquecendo que o tempo não comporta as duas coisas juntas (ou quase).
Mas a colcha de retalhos é uma imagem que me seduz. Estou sempre vivendo a tentação de crer que é possível ser realizada em todos os pedacinhos que compõem a vida.
Essa pode ser uma boa ilusão para quem não tem um grande desafio (e quem não tem?). Entendi hoje que para conquistar um estágio novo de bem estar com o meu corpo, preciso de foco. Tornar-me magra significa, nesse momento, deixar de olhar muitos objetivos e focar. Fazer escolha é a atitude mais importante a ser desenvolvida.
Acho que deve funcionar para quem precisa vencer uma doença, uma compulsão, uma necessidade de realização no trabalho e outras coisinhas mais. Então, não estou só na lista de quem precisa ganhar força no músculo da escolha. Quer caminhar comigo?
Hoje tive disciplina, fiz atividade física e priorizei a minha meta. Isso, é um grande ganho. Não precisei de muitos retalhos para compor a minha cena, fui vitoriosa na simplicidade.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário