quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A coisa mais divina que há no mundo

"A coisa mais divina que há no mundo
 é viver cada segundo
como nunca mais"

Puxei do fundo do baú um cd de Vinícius de Morais e adorei. Vi muito mais filosofia nas letras do que poderia ter percebido quando ganhei o disco.
Adorei o trecho que copiei acima, mas, peço licença para mudar um pouquinho...

A coisa mais difícil que há no mundo
é viver cada segundo
como nunca mais

Tentei hoje viver um dia de férias. Como não está sendo possível viajar, fiquei em casa como se estivesse de férias. Então, estiquei a rede, vesti biquine, escolhi cds especiais para montar o meu cenário. Fui logo percebendo um descompasso. Eu queria estar de férias mas meus pensamentos ziguezaguearam entre o futuro e o passado em um ritmo tipo "velozes e furiosos".
Ora eu estava planejando, cabeça no futuro, nos objetivos para minha vida, meu compromisso com o emagrecimento, as questões familiares, o desenvolvimento da empresa, os armários que quero colocar no banheiro, a melhor cor para a área externa da casa até o trivial: o que vou fazer no almoço hoje?
Delicadamente tomei minha mão diversas vezes e me trouxe para o presente. Senti o movimento da rede, a temperatura... Mas meu pensamento é menino levado, daqueles que que precisam de atenção permanente. Em um triscar de olhos fugia para o passado: por que fiz aquilo daquele jeito, se tivesse arrumado assim, talvez isso estivesse assado... Em 2005, para qual praia fomos no verão? Onde foi que comprei aqueles óculos que gostava tanto? Que pena que não voltei a encontrar os amigos das férias de 2007... Informações completamente irrelevantes para o meu presente.
Posso assegurar que nas minhas 12 horas aproveitei para viajar. Destino? Futuro ou passado, idas e vindas frenéticas. Impressões dessa viajem? Mais cansaço e mais desejo de ter a oportunidade de uma pausa no tempo.
Em uma postagem anterior, já havia comentado que às vezes minha mente parece uma ferramenta que usa o dono.
http://silviaesilvia.blogspot.com/2010/10/cauda-abanando-o-cachorro.html

Acabo de aumentar o tamanho das letras das palavras divina e difícil lá no início desse post. Existiria alguma relação entre esses dois adjetivos? Para ser divino precisa ser difícil?
Li certa vez que ILUMINAÇÃO transmite a idéia de uma conquista sobre-humana - e isso agrada muito ao ego, talvez, por isso, existam tantos "gurus". Mas, ILUMINAÇÃO seria a humilde habilidade de estar aconchegado ao momento presente.
Acho que precisarei de mais férias ou ser muito fiel à escrita para alcançar essa tal aconchego.
Até amanhã


2 comentários:

  1. Clap, clap, clap... bravo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi estou de volta ,seu blog inernational tá demais,cada dia mais lindo.Me liga tá 94234597
    Beijo Vivieni

    ResponderExcluir