domingo, 16 de janeiro de 2011

A lamentação é predadora da iniciativa

Estou de volta. A última semana foi de muito trabalho e dedicação à família. Terminei os dias exausta e sem energia para as postagens.
Além de tudo, como a maioria dos brasileiros, fiquei muito comovida com a situação das pessoas do Rio. Ao ver aquela tragédia toda, senti um vazio profundo e não havia idéia ou sentimento que me desse o estímulo para escrever. Diante das imagens tão fortes, não sabia o que dizer em um post, tudo me pareceu sem sentido e pequeno...
Hoje, ao ver as pessoas tentando retornar às suas atividades, vi que também era  a minha hora. Recuperei o ânimo. É necessário o trabalho e a dedicação para reconstruir as cidades e o bem estar. A lamentação e o desânimo são predadores da iniciativa.
Acho que todos viram a imagem da senhora que estava no telhado da sua casa quando a enxurrada quase a levou. Os vizinhos lançaram-lhe uma corda, ela se amarrou, pulou na água e foi salva. Tirando o lado trágico da situação, foi marcante ver a luta para o salvamento. Os dois lados: os socorristas e a socorrida tiveram um entendimento impressionante do valor da vida. Quem assistiu, ganhou a oportunidade de sentir a fragilidade humana e, ao mesmo tempo, o poder da solidariedade.
De onde veio tanta força para puxar aquela mulher? De onde brotou aquela coragem toda para se atirar naquele mundo de água lamacenta? Nesses momentos, não há entendimento ou razão que dê conta de explicar. Eu me curvo, mergulho no mistério e sinto a força Divina se manifestando.
Não creio que Deus só se manifeste nesses momentos exageradamente penosos. O cotidiano é repleto de milagres, mas muitas vezes eles passam despercebidos. Acho que todos nós temos um certo gosto para o drama, assim, nas situações de caos distinguimos mais claramente a proteção Divina.
Adotei a imagem desse salvamento como uma metáfora. Desde aquele dia me perguntei várias vezes se estou agarrando com a força necessária as cordas, ou oportunidades, que a vida me lança.
Então, estou de volta. Esse blog é uma oportunidade de resgate. Seguirei firme até o fim, agarrada à minha corda e puxada pelo carinho de tanta gente bacana que aqui conheci.
Até amanhã!

Um comentário:

  1. E' isso ai prima!
    Os milagres acontecem em todo tempo ao nosso redor, bastar olharmos com cuidado, com um olhar de amor e carinho e conseguimos enxergar o quao abencoados nós somos!
    Nao me contevi nao so' com a imagem da senhora sendo resgatada, mas tbm do pequeno menino (baby) q ficou no colo do pai nos escombros ate ser resgatados ... nossa as lagrimas rolaram com forca, e ainda rolam vendo tanta coisa, mas enfim nós nao vamos salvar o mundo, mas podemos orar, podemos doar, podemos de alguma forma aliviar o sofrimento que essas pessoas estao vivendo.

    Bom tirando essa tragedia de lado, fico muitoooo feliz com sua volta, e estava ja intrigada com o sumico dos seus posts, mas eu entendo seu lado.
    Vamos entao agarrar nossas cordas, pois a vida continua.
    Beijoooo grande no coracao!
    Nos falamos em breve ;)

    ResponderExcluir