terça-feira, 21 de junho de 2011

CONHECIMENTO DE VALOR

Assisti o programa Roda Viva de ontem, 20/06/11, com o Dr Alfredo Halpern endocrinologista com 43 anos de carreira, diversos títulos e pesquisas pelo HC da USP. Ele respondeu a diversas questões sobre obesidade e mostrou idéias originais sobre o assunto tanto do ponto de vista científico quanto filosófico.
A doença obesidade é muito mais complexa do que se sabe até agora. Inspirada pela entrevista, resolvi procurar um médico e discutir o uso de um medicamento para acelerar um pouco o meu processo de emagrecimento. Estou persistindo na prática de exercício físico e no controle alimentar, mas, meus joelhos não estão suportando o movimento a mais, estão doloridos e restringindo as minhas opções na academia. Assim, se for indicado, usarei algum medicamento como suporte para perder peso um pouco mais rápido e poder exercitar com mais liberdade.
Uma reflexão levantada pelo Dr Alfredo me fez perder o medo do famoso efeito "rebote" provocado pelos medicamentos para emagrecer. Ele ponderou: se alguém tem pressão alta e deixa de tomar o medicamento, a doença volta a incomodar. Assim, o medicamento é usado por anos a fio ou então para o resto da vida, com adaptações de dose, e o paciente pode ter perfeito controle da doença. O mesmo ocorre com diabetes, problemas cardíacos e mais milhares de patologias. Somente com a obesidade há essa preocupação permanente com o rebote.
Achei pertinente essa consideração. Lembrei do meu pai que teve uma sobrevida de 15 anos, morreu aos 78,  usando muitos medicamentos para controlar o problema cardíaco congênito. Viveu bem graças aos remédios e todos o incentivavam a usá-los corretamente. Se deixasse os medicamentos certamente morreria ou teria ataques constantes.
No meu caso, se não emagrecer um pouco mais, não poderei continuar me exercitando como espero fazer. Já estou com indicação de antinflamatórios para amenizar as dores nos doisssssss joelhos. Assim, acho que vale a pena conversar com um médico e ter a ajuda de medicamento pelo tempo necessário.
Espero que essa notícia não cause decepção. Minha proposta inicial era emagrecer sem usar medicamento, porém, veio a surpresa dos joelhos doloridos e pés reclamando... Persisto no meu objetivo principal, porém terei que mudar a estratégia.
Para mim, conhecimento só tem valor quando ilumina a reflexão e permite uma nova ação. Ontem, tive a oportunidade de ter informações que me possibilitaram rever minhas escolhas. Não estou em busca de atos heróicos, estou apenas tentando viver bem, resolvendo um problema que me atormenta. A forma de resolvê-lo é múltipla e não preciso fazer isso sozinha. Recorrerei então à medicina.
Até mais! 

Um comentário:

  1. Oi prima ... passei por aqui; estou sentindo falta das postagens e de noticias. Espero que estejam todos bem.
    Beijooo grande!

    ResponderExcluir