sexta-feira, 10 de junho de 2011

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Fui a uma festa e ouvi uma mulher dizer que vai engordar 17 kilos para poder chegar aos 100 e assim conseguir a indicação médica para a realização da cirurgia de redução de estômago.
Tento acreditar que sou uma liberal, uma pessoa que sabe respeitar, mesmo sem entender, as escolhas dos outros. Mas é mentira! Achei completamente patético empenhar esforços para engordar para depois emagrecer. Ao considerar a perspectiva da minha recente conhecida julguei-a uma imbecil e a mim mesma uma conservadora.
Ah! Depois da tal da festa, fiz uns babados, comentei a escolha da moça com outras pessoas e descobri, cheia de espanto, que muita gente fez ou está fazendo a mesma coisa: engorda para atingir o peso necessário para tornar-se um indicado a cirurgia.
Quanto sofrimento o excesso de peso pode imputar a uma pessoa. Por um acaso, gordura é motivo para se perder a razão? Ou comer excessivamente já seria a própria demonstração dessa perda?
Continuo acreditando que pensar e conhecer na intimidade os sentimentos é o melhor remédio para as mazelas da alma.
Por um acaso um drogado pensaria em se viciar mais para chegar ao ponto de poder fazer uma cirurgia cerebral? Um compulsivo por consumo, por jogo, por sexo, por furto ou por qualquer outra coisa chega ao ponto de desejar mais e mais o vício para poder chegar a uma internação ou outro tratamento de choque?
Ou seria exclusividade dos obesos essa mágica do pensamento?
Ou sou eu uma pessoa incapaz de entender os motivos dos outros?
Acho a cirurgia uma excelente opção para quem já tem a indicação e é capaz de assumir a mudança radical de vida após o procedimento. Tenho amigas que se submeteram ao procedimento e estão muito bem. O que não consigo entender é empreender esforços para engordar mais para fazer a cirurgia.
Enquanto não entendo a mecânica desse raciocínio pós-contemporâneo (existe isso?) vou me esforçando e conseguindo emagrecer meio kilinho por semana- hoje pesei menos do que na sexta passada. Vou rezando também para ter mais paciência com essa gente que faz escolhas que não consigo entender.
Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário