quinta-feira, 7 de abril de 2011

EMAGRECER É MAIS DO QUE ELIMINAR PESO

Há alguns meses entendi que emagrecer não seria apenas eliminar kilos. O ato de escrever permitiu-me pensar sobre minhas atitudes. Com um pouco de coragem, fui buscando os motivos que me fazem desrespeitar os limites do meu corpo e comer além (muito além) do necessário para viver bem.
Daí, estabeleci que emagrecer seria a revisão e a reconstrução de muitos valores. Quero emagrecer e permanecer com o peso que eu achar bacana. Um dos traumas que me fazia adiar o início de um tratamento era justamente o medo de voltar a engordar. Agora, tenho a segurança que estou queimando gordura e desenvolvendo ações de sustentação. Surgiu um novo jeito de ver, de tratar, de me entender com o meu corpo.
O meu excesso de peso, significa um desacordo com muitas coisas. Os maus hábitos alimentares são apenas uma parte do meu desafio. Há muitos outros a serem trabalhados. É um caminho lento e às vezes incômodo. Estou sempre questionando minhas ações e tentando encontrar as suas motivações. Não saberei de tudo. Jamais terei o comando consciente de tudo. Mas o exercício tem garantido algumas vitórias importantes e gostaria de partilhá-las com vocês.

Primeiro: Para emagrecer preciso ter paciência e deixar o tempo fazer o seu trabalho. Sempre quis tudo para ontem. Esperar é um verbo que recuso conjugar... Mas, para realizar meu objetivo estou tendo que desenvolver essa virtude.

Segundo: Para emagrecer preciso calar e escutar. Sempre fui partidária da eloquência. Não tinha o aquietamento interno para escutar. Até gosto muito das histórias dos outros. Mas, uma energia excessiva me dominava (ainda domina, estou na transição) e os meus ruídos sufocavam a voz do outro. Mas, o outro também é o meu corpo. Andava tão afastada dele! Enquanto escrevia um post, em meados de dezembro - http://silviaesilvia.blogspot.com/2010/12/liberdade-ou-indisciplina.html -  tive uma intuição transformadora. Entendi que meu corpo pedia o bom sono, exercício e horário para comer. Estava tão ligada ao trabalho e às atividades de natureza mais intelectual, que desprezei essas necessidades mais básicas. Qualidade de vida era um estudo teórico, algo a ser conquistado com muito empenho. Hoje, sinto a qualidade da minha vida quando lembro que é hora de provar uma fruta. Quando dou o melhor de mim na academia e chego em casa cansada, suada e energizada. Quando deito às 22h e durmo tão satisfatoriamente que acordo sem despertador.

Terceiro: Para emagrecer preciso renunciar ao gosto de ficar voando no planejamento ou na saudade. Preciso agir no presente, entregar-me com amor ao hoje, fazendo o que deve ser feito. Lembra da história de adiar a dieta para a segunda? Essa peça não cola.

Quarto: Para emagrecer, tenho que ser tolerante. Quase todos os dias tomo um escorregão. Perdôo e retomo meu plano. Ser muito exigente não funciona. É preferível emagrecer pouquinho e seguir em frente do que desistir.

São reflexões bem desafiadoras, mas quando fecho os olhos, respiro e vejo meu coração eu sinto uma verdade profunda no que estou fazendo. Essa sensação da verdade é suficientemente forte para me ajudar ir adiante.
Até amanhã!

2 comentários:

  1. Oi Silvia,
    pensar nestas coisas todos os dias e exercitá-las é mesmo um desafio muito grande.Estou junto nessa caminhada e hoje tento viver mais do que a tolerancia , pois mais do que aceitar os escorregões é preciso ter energia para levantar sem culpa.então vamos indo..devagarzinho mas com a certeza do sucesso ! Bj June

    ResponderExcluir
  2. Ei Sílvia!
    Desculpe me passar por anônima nesse momento. Não quero influencia-la.Porém lhe digo, vc não está sozinha nessa batalha.Também estou nessa batalha. Já venci vários desafios na minha vida. Parar de fumar fou um deles.Foi dificílimo de parar até o momento que disse: não nasci fumando e não vou morrer fumando. Assim falando comigo mesma essas palavras e outras desse tipo parei. Já fazem 23 anos que isso aconteceu. Será para sempre. Nós temos uma força interior que não conhecemos. T-O-D-O-S nós! Precisamos sim,usá-la. Hoje estou com 74 quilos e tenho 1,56 de altura. Pode uma coisa dessa? Aonde vou parar? Isso vai mudar...Mudaremos juntas. Revelarei para você meu nome oportunamente. Você é uma velha conhecida e hoje está se tornando minha parceira de uma grande JORNADA! Um beijo e vamos nessa...

    ResponderExcluir