quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hora de despedir da dor

"Tudo na vida é passageiro, menos o trocador e o motorista"
Filosofia de boteco para começar o post de hoje. Acho que todo mundo já escutou a piadinha, né? Desculpem-me a repetição, mas considero uma pérola da sabedoria popular. Especialmente nesse momento preciso dar tchau para umas idéias (ou seriam valores?) que cultuei durante toda minha vida. Mas, estou apegada. O tal medo da mudança é, de fato, real. Precisei do encorajamento da piada.
As preocupações, um certo ar de tristeza ou de tensão e uma sensibilidade exagerada são características que me identificam. Elas me explicam, me apresentam e agora descobri que preciso me despedir delas porque tornaram-se peças obsoletas no meu armário. Mas, estou em dúvida. Quero deixar passar, mas tenho medo de não me reconhecer sem essas imagens.
Acho que esse papo está meio chato e confuso. Mas é absolutamente necessário. Tenho o desejo de, ao final, conseguir falar com mais clareza, mas, por enquanto, preciso dos rodeios para amenizar essa sensação de coração apertado.

Aprendi que preocupar, antecipar-se aos problemas, na vã expectativa de evitá-los, é sinal de amor. Nada feito! Preocupação é só preocupação. Os problemas sempre existirão, independentemente da minha infantil tentativa de adivinhá-los ou evitá-los.
Tristeza não é charme, não é atenção ao sentimento dos outros e não é meio de atrair a atenção de ninguém!
Por último, sofrer demais pelos próprios desafios e pelos dos outros é perder a oportunidade de rir mais e espalhar alegria pelo mundo. Essa sim, é a força revolucionária! Pode chegar e impor uma nova ordem.

Ter consciência nem sempre é ter a chave para abrir a porta do caminho desejado. Mas, estou aqui, pronta a encarar cada um dos incômodos e cada um dos motivos que tive para comer além da conta.
Estou a um passo de tratar a comida apenas como comida. Já sei que ela não é bálsamo para marcas da alma, sei que não é a alegria das comemorações, sei que não é o meio para extravasar, não é o jeito de falar de afeto.
Estou na porta, pronta para despedir das dores desnecessárias, aquelas que só existem porque aprendemos a ver nelas algum colorido pro nosso álbum de desenhos. Só falta abanar a mão com energia e gritar tchau!
Afinal, se tudo na vida é passageiro, por que nossos aprendizados também não podem ser? Tudo que vem de berço deve ser visto como tão sagrado? Por que perpetuar idéias que não colaboram com as novas expectativas de bem estar?
Então, está decidido! TCHAU!

Para vocês, meus queridos amigos, é só um até amanhã!


Um comentário:

  1. Ei minha blogueira favorita!Puxa, que luta com sua alma e seu corpo hem!Você vai chegar lá amiga.Acredito porém que, primeiro vc tem que tirar de dentro de vc o que está sedimentado.Nós amiga, queiramos ou não, trazemos marcas do passado que se não lapidá-las, serão eternas pedras em nosso caminho.Faça uma terapia com vc mesma.É um exercício, que precisamos de sinceridade para descobrirmos o que aflige a nossa alma.Vc dá conta. A partir daí, essa terapia poderá ser constante na sua vida.Você quem vai conduzí-la.Sei o quanto é sensível e esse é o principal motivo das nossas angústias.
    A sua alegria,otimismo ajudarão você nessa empreitada.
    Pense o quanto vc conquistou em termos de profissional,mulher...Então, esse biotipo de ser humano que estão esculpindo(mídia,interesses comerciais),só servem par massificar e pricipalmente oprimir o homem e principalmente a mulher. Sílvia, pense em vc como alguém que é dotado corpo,espírito e mente.É preciso que esses três elementos andem juntos, em harmonia.Pergunte a si mesma, qual está ficando prá trás? Porquê? Aí, com essa investigação vc começará o seu processo de emagrecimento, de desintoxicação. Pode não ser esse o seu caminho, comigo funciona e preciso constantimente acalentar a minha alma que vive em conflitos por influências externas que não tenho como mudar(por enquanto). Obrigada amiga! Falando com vc, convenço a mim mesma, que tudo é possível. Ótimo dia. Um beijo. Sempre fui encantada com vc.Conheço-a de SPF.

    ResponderExcluir